sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Atendimento Eficaz não é sinônimo de Frieza e Robotismo!


              Muito tenho visto em organização, ditas com padrões de atendimento bem definidos, a frieza dos atendentes. E isso muito me preocupa, pois sei que essas pessoas, embora estejam em contato diariamente com tantas outras, ao logo do tempo, sentir-se-ão “sozinhas em meio à multidão”. Fechadas na introspecção, em sua timidez, em um “padrão” para evitar o erro, de forma que não interagem, não trocam idéias, não se relacionam, não fazem amigos.
       
  Essas pessoas até atendem de certa forma eficaz, mas jamais eficiente, já que não encantam o cliente.

             Sou Nordestino e confesso que quando viajo a cidades a partir do centro até o sul de nosso pais é bem mais comum encontrarmos esse comportamento . Alguns Antropólogos relacionam esse comportamento: 

1- As pessoas de metrópoles, que tendem a se resignar mais a pessoas estranhas; 

2- A herança comportamental familiar de imigrantes de países menos calorosos;

3- A ranços da Historia, que se projetam em descendentes de famílias imigrantes provenientes da 2° Guerra e;

4- A absorção de modelos de comportamento empresarial de multinacionais Americanas, japonesas, francesas e alemães, dentre outros, que de fato, não servem como modelo para se trabalhar em atendimento ao público no Brasil. 

            Reconhecemos que quando somos tratados de forma distante, temos a impressão de estarmos incomodando, ou pior, de que o atendente se acha superior – É realmente desagradável. 

            Desde pequeno escuto que o melhor do Brasil é o brasileiro, justificado por esse calor humano bem característico de nossa miscigenação. Sim é verdade. E quando nosso mercado atentava para a indústria do turismo e nossos equipamentos de recepção hoteleira, infra-estrutura de transporte, comunicação e entretenimento ainda engatinhavam frente aos Estados unidos e a Europa, nos ainda assim, conseguimos encantar esses clientes estrangeiros, não apenas pela exuberância e exotismo de nossas belezas naturais, mas como, principalmente, pela alegria e gentileza de nosso povo.

            Não há espaço para encantar um cliente no robotismo dos atendimentos das empresas aérea, nos telemarketings receptivos das empresas de telefonia, nos desdém típico dos cansados funcionários públicos etc. Na verdade esse comportamento ainda existe porque somos reféns desses serviços. 

            Faço aqui um destaque para a incompetência generalizada de nossos DETRANS, Policias civis e militares e as equipe de saúde que nos atende através do SUS. É comum a esses funcionários deixarem de agir como se fosse uma pessoa, repetindo sempre a mesma coisa, da mesma forma, com os mesmos movimentos errôneos, como robôs do caos generalizado. 

            Será que não temos, pelo menos, uma mente atuante capaz de modificar esse quadro? Ou ainda teremos de importar modelos estrangeiros falhos que não servem para nossa cultura?

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