sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NOVOS CONCEITOS DE COISAS ANTIGAS. FUNCIONAM?

Tenho a tendência de enxergar os modismos da administração com muita desconfiança, já que a História nos ensina que alguns casos, como por exemplo a Reengenharia, chegaram a destruir o que já estava ruim.

A mais nova que encontrei foi o conceito MST. Mas calma, não se trata do Movimento Sem Terra, mas de uma metodologia, dessas que reorganiza os conhecimentos em uma ênfase sistêmica de ações e conceitos que já sabíamos, mas que vem surtindo grandes resultados nas organizações. Trata-se da Mudança de comportamento, Sistematização de procedimentos e do Treinamento.

Sabemos que a Reengenharia falhou, não pelo conceito em si, mas pela má aplicação dela, por isso, ainda com o pé atrás, mas com muita curiosidade, segui a frente nas leituras dessa nova abordagem, tão antiga para mim. Vejamos:

O Problema

A tendência a administrar no escuro, de forma que grande parte das empresas que estão trabalhando no vermelho, chegaram a esse patamar por não terem uma metodologia de trabalho que as direcione, através de procedimentos, para o cumprimento de metas e atingimento de objetivos.

O não conhecimento de alguma pesquisa sobre o ramos de atividade, a concorrência, de estratégias mercadológicas capazes de fomentar um simples planejamento.

A inexistência do básico, do mais básico, em planejamento para dar forma e sustentação a empresa, como o delineamento da missão, visão, objetivos e metas. O que seria um pressuposto para o estabelecimento de processos a serem aplicados nos diversos setores da empresa.

Erros nos processos, de forma que estes se estivessem bem delineados seriam capazes de produzir a melhoria de qualidade e de produtividade, reduzindo custos.
Esses tais processos seriam as ações ou atividades, que bem definidas e devidamente executadas, levam a obtenção dos resultados esperados no planejamento, ou seja, seriam como um conjunto de ações que objetivam atingir uma meta. 

O alinhamento desses processos são capazes de atingirem as metas, que atingem os objetivos, traçados em conformidade com a missão empresa. Cumprindo-se a missão.

Porque os Processos Falham

Tudo o que é operado por pessoas, são passiveis de falhas. Erros de comunicação, má compreensão do que se está fazendo, incapacidade de realização de tarefas etc., são corriqueiras justificativas encontradas para o não cumprimento de tarefas simples. Todas essas são falhas provindas da inexistência ou do mau treinamento.

A Justificativa do Método

Nada pode ser melhorado se não houver uma mudança de comportamento das pessoas que fazem parte de todo esse processo. Dessa forma a metodologia MST surge como forma de concentrar as energias para ajudar as organizações a desenvolver o potencial das pessoas e estabelecer procedimentos.

Mudança de comportamento
Sistematização de procedimentos
Treinamento

A Mudança de Comportamento
 
Deve ser de todos, desde o proprietário da empresa até os funcionários. Sendo necessária para que todos possam enxergar a empresa sob uma nova perspectiva, uma vez que muitos paradigmas serão quebrados, em função da empresa poder crescer de forma sustentável.

Esse crescimento, dito sustentável, nada mais é que projetar a organização para que em seu desenvolvimento, ela seja capaz de lucrar, de forma menos dependente das oscilações do mercado e de outros fatores externos.

A Sistematização dos Procedimentos

Nada mais é do que por uma pessoa ou equipe com conhecimentos em administração para observar e estudar os procedimentos da empresa e, a partir dessa observação, traçar novos procedimentos ou melhorá-los e ainda extinguir os ineficientes. Isso é feito para que todos sejam capazes de seguir uma mesma linha de ação.

Ao sistematizar, padrões são estabelecidos, mas deve-se deixar espaço, para linhas de ação individual, que seja capaz de personalizar o atendimento, mediante cada necessidade do cliente. 

Treinamento
Seria a mola propulsora para que tudo isso funcione. O treinamento inicial seria o mais importante, pois funciona como se reiniciássemos um computador para que ele se organize e volte a funcionar melhor. Esse deve ocorrer seguindo desde o primeiro momento de mudança de comportamento até o estabelecimento dos padrões de ação dentro da empresa e posteriormente para objetivar melhorias e algumas reformulações em outros momentos.

A regularidade desses treinamentos serve para medir os resultados, averiguando se seguem alinhados com o planejamento estratégico da organização.

Condição para o Sucesso

Todas essas ações somente deveram ser realizadas por profissionais capacitados, com conhecimentos profundos da teoria e experiência na prática. Deve-se prever, para prevenir as rotinas engessadas, que possam levar ao robotismo.

Minhas Conclusões

A proposta é implantar um método capaz de modificar comportamentos e sistematizar procedimentos através de treinamentos constante. Até ai eu traduzo como o objetivo de um curso de administração.Porem o gestor somente busca mudanças quando a empresa já tá bem atolada, sem condições financeiras para investir no estudo e implantação do método. 

Nada de novo – De novo! Contudo, acho que o que foi criado é um jeitinho enxuto e mais fácil de vender uma consultoria. Como se fosse formatado um novo produto, para se vender os serviços. Nesse sentido eu gostei.

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